segunda-feira, 19 de abril de 2010

À Descoberta das Cores e Formas da Natureza

Apesar de termos feito a dança da chuva e desta ter resultado muito bem, São Pedro também esteve ao nosso lado e hoje fez um dia muito bom para realizarmos a nossa visita às Fontes de Estômbar.
Adorámos!!!
Vimos de tudo um pouco. Primeiro vimos as árvores: figueiras, amendoeiras, oliveiras, alfarrobeiras. Em todas elas observámos o tipo e a cor das folhas e também os seus frutos. Aprendemos por exemplo que, para a figueira dar figos, a mosca tem que picar a flor que esta árvore dá. Se isto não acontecer, a figueira não dá frutos. Muito interessante.
Depois vimos a nascente e fechámos os olhos durante um minuto (sem fazer barulho), o que foi um pouco difícil, e ouvimos vários sons da natureza: o canto de várias espécies de pássaros, o vento, a água, alguns carros e outros.
Perseguimos algumas pistas que os coelhos deixaram e vimos as suas "caganitas". Vimos algumas casas de formigas e outros pequenos animais.
No que diz respeito às cores da Natureza, a Sara e o Filipe, os biólogos que nos acompanharam, contaram-nos uma história e depois fomos à procura de coisas na Natureza com as várias cores, que colámos num cartão próprio. No fim colocámos este cartão num pequeno livro onde registámos toda a nossa aventura nas Fontes de Estômbar.
Por fim, lanchámos e brincámos. Foi muito giro! Adorámos o sítio, sobretudo porque nos sentimos livres e muito perto da Natureza!!



3 comentários:

  1. Excelentes fotografias, parabéns!
    E lá estava o Biólogo Filipe em acção, muito bem.
    O Daniel adorou a experiência, falou imenso das árvores, água, etc...
    beijokas
    Pais do Daniel

    ResponderEliminar
  2. Que bom aprender assim... no contacto directo com a Natureza! E que belo dia! Até eu fiz a dança da chuva! (no sentido inverso... p não chover, claro!!!) lol

    ResponderEliminar
  3. Para além da rica iniciativa que tiveram , pois aprender assim não cansa , quero agradecer particularmente a quem esteve envolvido no " resgate " da minha filha ...
    Para ela foi sem dúvida um dia cheio de aventuras .
    Acho que ela se sentiu a versão feminina do Indiana Jones...
    O livro que construiram com base nas experiências vividas e observadas é muito interessante e ela sabe explicá-lo muito bem.
    Podem ( DEVEM ) continuar.
    Mãe da Ana Margarida

    ResponderEliminar