segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Soldado João - resumo

Hoje, na escola, fizemos o resumo da história que temos estado a trabalhar de Luísa Ducla Soares, "O Soldado João".

Era uma vez um rapaz que se chamava João. O João vivia numa aldeia e trabalhava no campo. Sachava milho, regava cravos e semeava couves e manjericos.
Um dia, chamaram-no para ir para a terra da guerra e João assim foi. Era a vergonha dos batalhões, trazia uma flor ao peito, coçava o nariz, não acertava o passo e ainda por cima cantava modinhas da sua aldeia.
Quando chegou à guerra foi cumprimentar os inimigos que ficaram espantados. Os chefes do soldado João zangaram-se com ele e mandaram-no para corneteiro. Nesta sua função, começava logo de manhã, a tocar o fandango e todos começavam a dançar.
Como o soldado João distraía os companheiros, o general e o capitão promoveram-no a cozinheiro. Mal chegou à cozinha, preparou um panelão de café e distribuiu por todos. Também nesta função, o soldado João empatava a guerra. Foi transferido para enfermeiro militar e logo correu à procura de feridos, quer fossem amigos ou inimigos. Tratou de feridas, tirou ferrões de abelhas, arranjou os pés dos generais inimigos…
Ao verem a generosidade do soldado João, os generais resolveram acabar com a guerra e condecoraram-no com duas medalhas.
O soldado João regressou à sua aldeia e ao seu trabalho no campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário