quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Poliedros e Não Poliedros

De acordo com o Novo Programa de Matemática, chegou o momento de estudarmos os sólidos geométricos e classificá-los segundo as suas superfícies (superfícies planas e superfícies curvas).
A actividade proposta pela nossa professora foi analisar objectos que utilizamos no nosso dia a dia e tentarmos separá-los tendo em conta as suas características.
Começámos por observar os objectos que a nossa professora recolheu.

Depois nomeámos algumas características, segundo as quais poderíamos agrupar os mesmos. Chegámos à conclusão que os objectos tinham cores diferentes, uns eram altos, outros baixos, compridos, redondos e que podíamos agrupá-los de acordo com essas características.
Seguindo a orientação da professora, escolhemos uma propriedade: objectos que rolam e objectos que não rolam, e desta forma começámos a fazer a sua separação.


A professora começou e escolheu uma lata, que a colocou na mesa dos objectos que rolam. Em seguida todos os alunos fizeram o mesmo, escolheram um objecto e colocaram-no na mesa correspondente.

Por fim, voltámos a recordar as características dos objectos e a nossa professora ensinou-nos que: aos objectos que não rolam dá-se o nome de Poliedros e aos objectos que rolam dá-se o nome de Não Poliedros. São nomes um pouco complicados, mas nós não vamos esquecê-los!! Em jeito de conclusão, agrupámos os objectos num cartaz e colocámos as respectivas etiquetas.






Ao mesmo tempo, fizemos o registo nos nossos cadernos, numa ficha previamente preparada pela nossa professora.



Reflexão da Actividade:
Os alunos mostraram-se muito interessados e foram bastante activos na participação.
É de realçar que, com esta actividade fizemos conexões tanto com a Língua Portuguesa, desenvolvimento da expressão oral e alargamento de vocabulário, como com outros temas da Matemática, nomeadamente a orientação espacial. Na participação dos alunos, surgiram termos engraçados, alguns que até nem existem, tais como: "desmisturados" mas que houve oportunidade para serem corrigidos.

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