sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Experiência: Explorando comportamento de materiais em contacto com a água

Hoje realizámos algumas experiências com o objectivo de verificar se todos os materiais se dissolvem da mesma forma, quando em contacto com a água. Utilizámos vários materiais: água, café em pó, açúcar, farinha, álcool, sal, areia da praia e azeite.

Depois de seguirmos todos os passos do protocolo e de realizarmos as experiâncias concluímos que:

- Os materiais não se dissolvem da mesma forma.
- Uns dissolvem-se mais depressa do que os outros.
- Há alguns que não se dissolvem.



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Baú de histórias

Na área de Língua Portuguesa, trabalhámos em grupo e construímos um texto com a ajuda de um baú de histórias. Este baú tinha vários cartões de cores diversas. Uma cor com personagens, outra com o espaço, outra com objectos mágicos, características, palavras-chave.


Cada grupo tirou oito cartões e construiu uma história.
No fim apresentámos as histórias aos nossos colegas. A próxima etapa é fazer o melhoramento destas histórias.
Esta aula foi muito divertida. Nós fomos escritores de histórias por alguns momentos.





Problema

Hoje estivemos a resolver um problema e descobrimos quatro formas diferentes de o resolver.
O problema era o seguinte:
" A Joana foi passear com os pais, com o irmão, com os tios (Ana e Francisco) e os filhos deles. Ao todo eram 9 pessoas. Quantas crianças foram passear?"

1ª Resolução:





2ª Resolução





3ª Resolução





4ª Resolução

Houve outros colegas que descobriram outras hipóteses de resolução, mas já não tivemos tempo de as escrever.

Números pares e números ímpares

Na área de Matemática estudámos os números pares e os números ímpares. A nossa professora começou a dançar, mas não tinha par. Um de nós ofereceu-se para ser o par da professora e assim foi. Depois, fomo-nos juntando, um a um, ao bailarico. Reflectimos sobre o que estavamos a fazer e registámos no quadro. Chegámos à conclusão que havia números pares e outros que não eram pares. Com uma ajudinha da professora, chegámos aos números ímpares.
Depois de conversarmos muito, elaborámos três regras para nos ajudar a identificar os números pares e os números ímpares. Houve intervenções muito pertinentes e interessantes.
Aqui ficam as nossas regras:

1ª Regra

A soma de dois algarismos iguais dá sempre um número par.

2ª Regra

Todos os números em que o algarismo das unidades seja: 2, 4, 6, 8 e 0, são números pares.

3ª Regra

Todos os números em que o algarismo das unidades seja: 1, 3, 5, 7 e 9, são números ímpares.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Para comemorarmos esta data, lemos a Lenda do Bolo-Rei, respondemos a algumas perguntas de interpretação e procurámos o significado de algumas palavras desconhecidas no dicionário. Também fizemos algumas pesquisas sobre as várias tradições realizadas neste dia, não só em Portugal como também noutros países.

Depois fizemos uns marcadores de livros com um poema dedicado a este dia.