sábado, 24 de abril de 2010

25 de Abril

Uma vez que o 25 de Abril se comemora este ano, num domingo, a nossa professora antecipou o dia e contou-nos a história que deu origem a este dia. Para além disso vimos um power point sobre a liberdade, o que nos permitiu perceber até onde vai a nossa liberdade. Depois ouvimos ainda uma história e vimos as respectivas imagens. No fim construímos um cravo e ouvimos a música de Zeca Afonso " Grândola Vila Morena", um dos marcos desta revolução!!







quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os seres vivos

Na área de Estudo do Meio temos estado a estudar os seres vivos e as suas carcterísticas.
Hoje estivemos a estudar os animais selvagens e os animais domésticos e as suas diferenças.
Fizemos uma actividade diferente das habituais. Utilizando o quadro interactivo, agrupámos os animais de acordo com o que tinhamos aprendido. Foi engraçado e diferente!
Não é só a nossa professora que mexe no quadro interactivo e naquelas canetas especiais!!




segunda-feira, 19 de abril de 2010

À Descoberta das Cores e Formas da Natureza

Apesar de termos feito a dança da chuva e desta ter resultado muito bem, São Pedro também esteve ao nosso lado e hoje fez um dia muito bom para realizarmos a nossa visita às Fontes de Estômbar.
Adorámos!!!
Vimos de tudo um pouco. Primeiro vimos as árvores: figueiras, amendoeiras, oliveiras, alfarrobeiras. Em todas elas observámos o tipo e a cor das folhas e também os seus frutos. Aprendemos por exemplo que, para a figueira dar figos, a mosca tem que picar a flor que esta árvore dá. Se isto não acontecer, a figueira não dá frutos. Muito interessante.
Depois vimos a nascente e fechámos os olhos durante um minuto (sem fazer barulho), o que foi um pouco difícil, e ouvimos vários sons da natureza: o canto de várias espécies de pássaros, o vento, a água, alguns carros e outros.
Perseguimos algumas pistas que os coelhos deixaram e vimos as suas "caganitas". Vimos algumas casas de formigas e outros pequenos animais.
No que diz respeito às cores da Natureza, a Sara e o Filipe, os biólogos que nos acompanharam, contaram-nos uma história e depois fomos à procura de coisas na Natureza com as várias cores, que colámos num cartão próprio. No fim colocámos este cartão num pequeno livro onde registámos toda a nossa aventura nas Fontes de Estômbar.
Por fim, lanchámos e brincámos. Foi muito giro! Adorámos o sítio, sobretudo porque nos sentimos livres e muito perto da Natureza!!



quinta-feira, 15 de abril de 2010

PETER PAN

O Projecto "Sons e Dança", dinamizado pela Câmara Municipal da Portimão veio à nossa escola mostrar-nos a história do Peter Pan através de música variada e muita dança.
Havia dois bailarinos, o Peter Pan e a Sininho, que nos contaram a história dançando.
Depois, nós também participámos. Ensinaram-nos vários tipos de dança e várias formas de fazermos música.
Dançámos a dança da chuva dos Índios. Pelos vistos resultou!!!



terça-feira, 13 de abril de 2010

Docapesca - Portimão

No âmbito do projecto "A Escola vai ao Mercado", hoje fomos visitar a Docapesca de Portimão.
Uma vez que a nossa doca só vende peixe na parte da tarde e as traineiras começam a chegar por volta do almoço, nós não conseguimos ver a descarga do peixe. No entanto, visitámos as instalações e fizemos o percurso que o peixe faz desde que sai do mar até chegar às mãos dos peixeiros.
Foi uma visita diferente. Vimos a uma máquina de fazer gelo, várias balanças automáticas, tapetes rolantes por onde passam as caixas do peixe, vimos os comandos utilizados pelos peixeiros para darem ordem de compra do peixe escolhido.
Ficámos a saber por exemplo que a doca de Portimão emprega cerca de 50 pessoas, que também há pescadoras, embora poucas, e que o peixe passa por vários intermediários até chegar à nossa mesa.