sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Método das 28 Palavras

E a nossa história continua....


A menina agora já tem um amigo

que lhe dá a mão e os dois lá vão

pela rua fora.

Ao chegar a casa conta tudo à mãe:

que caiu e chorou

porque a uva pisou e que um menino amigo

a levantou.



Depois abre a janela, porque calor tem

e até vai buscar o leque da mãe.

Que bonito é o leque

e abana tão bem que tira o calor!

Já não é preciso, por isso vai pô-lo na mala da mãe.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Poliedros e Não Poliedros

De acordo com o Novo Programa de Matemática, chegou o momento de estudarmos os sólidos geométricos e classificá-los segundo as suas superfícies (superfícies planas e superfícies curvas).
A actividade proposta pela nossa professora foi analisar objectos que utilizamos no nosso dia a dia e tentarmos separá-los tendo em conta as suas características.
Começámos por observar os objectos que a nossa professora recolheu.

Depois nomeámos algumas características, segundo as quais poderíamos agrupar os mesmos. Chegámos à conclusão que os objectos tinham cores diferentes, uns eram altos, outros baixos, compridos, redondos e que podíamos agrupá-los de acordo com essas características.
Seguindo a orientação da professora, escolhemos uma propriedade: objectos que rolam e objectos que não rolam, e desta forma começámos a fazer a sua separação.


A professora começou e escolheu uma lata, que a colocou na mesa dos objectos que rolam. Em seguida todos os alunos fizeram o mesmo, escolheram um objecto e colocaram-no na mesa correspondente.

Por fim, voltámos a recordar as características dos objectos e a nossa professora ensinou-nos que: aos objectos que não rolam dá-se o nome de Poliedros e aos objectos que rolam dá-se o nome de Não Poliedros. São nomes um pouco complicados, mas nós não vamos esquecê-los!! Em jeito de conclusão, agrupámos os objectos num cartaz e colocámos as respectivas etiquetas.






Ao mesmo tempo, fizemos o registo nos nossos cadernos, numa ficha previamente preparada pela nossa professora.



Reflexão da Actividade:
Os alunos mostraram-se muito interessados e foram bastante activos na participação.
É de realçar que, com esta actividade fizemos conexões tanto com a Língua Portuguesa, desenvolvimento da expressão oral e alargamento de vocabulário, como com outros temas da Matemática, nomeadamente a orientação espacial. Na participação dos alunos, surgiram termos engraçados, alguns que até nem existem, tais como: "desmisturados" mas que houve oportunidade para serem corrigidos.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"Dacoli e Dacolá"

Hoje fomos à biblioteca escolar e começámos a trabalhar uma obra de Miguel Horta, o escritor que nos vem visitar à escola.
A obra que começámos a estudar chama-se "Dacoli e dacolá"´. Este livro é composto por várias histórias, mas a nossa professora escolheu uma: "A menina que escutava pedras".


Numa actividade de pré-leitura, fizemos a exploração da capa, contracapa, o título do livro e também as ilustrações. Depois, olhando apenas para o título da história escolhida e a pertir de um bocadinho da ilustração, a nossa professora pediu-nos para imaginarmos como seria o resto da ilustração, imaginando também o conteúdo da história. Será que nos vamos aproximar da verdadeira história?








sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Material Cuisenaire

Hoje, para trabalharmos o número sete e fazermos a sua composição, utilizámos o material Cuisenaire.
O material Cuisenaire é constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos, variando de uma até dez unidades. Cada tamanho corresponde a uma cor específica.Tendo em conta o material Cuisenaire, podem-se formar conjuntos atendendo ao atributo cor.


Para que o conceito de número seja adquirido, compreendido e consolidado impõem-se determinados conceitos tais como: noção de conjunto, comparação, seriação, ordenação e outros.

Assim, aqui fica o registo da nossa actividade:













Eis as composições que formámos.




quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

2ª Aula de Expressão Musical

Hoje tivemos mais uma aula de Expressão Musical.
Desta vez aprendemos algumas canções tradicionais da Beira Baixa e da Beira Alta. Algumas delas já ninguém se lembra. Vamos avivar a memória e cantar as nossas tradições, que são tão preciosas!!
Parabéns à Joana de Jesus, pois sabia as canções todas e muito bem!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

Hoje celebrou-se o Dia de Reis.
Este dia assinala a data em que os três Reis Magos foram visitar e dar oferendas ao Menino Jesus. Os Reis Magos, Baltasar, Gaspar e Belchior, vieram do Oriente, guiados por uma estrela para adorar o Deus Menino, em Belém e representam as raças que povoavam o Mundo.
Os três Reis Magos deram como presentes ao Menino Jesus:
Ouro (oferecido por Belchior): representa a Sua nobreza;
Incenso (oferecido por Gaspar) : representa a divindade de Jesus;
Mirra (oferecido por Baltasar): a mirra é erva amarga e simboliza o sofrimento de Cristo na Terra.

Curiosidades e Tradições:
Em Espanha, é tradição as crianças deixarem sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir, para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e seguir viagem. Em troca deixam doces no lugar do capim. Neste país, é tradição abrir as prendas neste dia.
Em Portugal, cantam-se as Janeiras e come-se o bolo-rei.

Nós, na sala de aula, falámos sobre este dia e a nossa professora contou-nos algumas tradições e cada um fez e decorou uma coroa.






Aula de Música

Hoje tivemos uma aula de Música com o professor Balancho.
Este professora dá aulas na Escola E.B.2,3 Professor José Buísel e virá à nossa escola todas as quartas-feiras para nos dar umas aulas de música.

Aprendemos algumas músicas tradicionais da Ilha da Madeira e dos Açores. Foi muito engraçado. Nós gostámos muito!!!



sábado, 2 de janeiro de 2010